O sucesso da alvenaria com blocos de concreto da lajes vibracom está intimamente ligado à qualidade do projeto, da execução e dos materiais e componentes utilizados especialmente do bloco.
O emprego de blocos que atendam às exigências de norma possibilita usufruir das vantagens que o processo construtivo pode oferecer.
O primeiro passo para ter um bloco de concreto de boa qualidade e padronizado é a escolha da LAJES VIBRACOM que atenda todas às características e exigências prescritas pelas normas técnicas.
Um bloco de concreto fabricado de acordo com as normas técnicas brasileiras é identificado através de ensaios em laboratório e, visualmente, pelo fato de ser vazado, possuir apenas dois furos e apresentar arestas bem definidas.
BLOCO DE CONCRETO

O bloco de concreto é obtido através de uma mistura homogênea e adequadamente dosada de cimento Portland, areia, pedrisco, água e, eventualmente, aditivos, que permita ser desformada imediatamente após vibração e prensagem em equipamentos hidráulicos.
DEFININDO O TIPO DE BLOCO

Antes de sair a campo "catando blocos", é importante escolher aquele que atenderá melhor o sistema. Quem define o tipo, ou família, é o arquiteto. Caberá ao engenheiro de estruturas informar a classe de resistência que será adotada.
A normatização brasileira define basicamente dois tipos de blocos de concreto, de acordo com sua aplicação:
· Bloco vazado de concreto simples para alvenaria sem função estrutural ( NBR 7173/82), que chamaremos de "bloco de vedação".
· Bloco vazado de concreto simples para alvenaria estrutural ( NBR 6136/1994), que chamaremos de "bloco estrutural".
Uma das características importantes, é que o bloco deve ser vazado, ou seja, sem fundo, aproveitando-se os furos para a passagem de instalações e para aplicação do graute ( concreto de alta plasticidade). Não tendo fundo, há também uma grande economia de argamassa de assentamento.
A norma brasileira designa os blocos tomando como base a largura, por exemplo M-10, M-15 e M-20, referindo-se às larguras 9, 14 e 19 cm, respectivamente.
A família 39, designada por M15, possui a dimensão modular do comprimento ( 20 cm), diferente da largura ( 15 cm). .
EM RESUMO
Todos os blocos VIBRACOM especificados acima, estão em conformidade com as NBR 6136/94 E NBR 7173/82.
VEJA NORMATIZAÇÃO
Para ter certeza de que o bloco é de qualidade e adequado às necessidades, é preciso saber:

· As especificações listadas pelo projetista.
· A aparência do bloco. Possui arestas vivas, sem trincas, cantos quebrados ou imperfeições;
· Possui estrutura compacta;
· Possui dimensões constantes;
· O aspecto do bloco é homogêneo;
· O bloco não quebra com facilidade;
· Os ensaios de laboratório comprovam que suas características atendem às especificações?

A qualidade do bloco de concreto - unidade básica da alvenaria - é peça chave no sistema construtivo racional e otimizado. É sinônimo de segurança, confiabilidade e economia das edificações.



Anápolis - Via Principal Qd. 12 Mod. 19 E 20 Daia
Ap. Goiânia - Via Primária I , Qd-04 Lt-2